A viagem de que vos vou falar não foi a minha primeira viagem mas foi uma viagem com um significado muito especial!

A minha melhor amiga desde os 11 anos tinha partido há uns anos para o Brasil em busca de uma vida melhor e eu tinha acabado de me mudar há uns meses para Angola.Terminada uma relação de longa data uns meses antes, precisava de um apoio que não existia em Angola por me ter mudado recentemente.

Decidi fazer malas e rumar ao Brasil onde iria ter com ela, conhecer o seu mundo. O que vos vou descrever corresponde a uma estadia de 10 dias e muita coisa ficou ainda por vêr. De qualquer forma, estes dias foram suficientes para ver muita coisa e querer ter vontade de ficar.

Como a viagem consistia em irmos a 3 locais diferentes no Brasil, vou fazer este post por partes para facilitar a leitura e as dicas ficarem mais fáceis de aceder.

São so ideias, aproveitem e explorem-nas! 🙂

O que interessa é que percebam o que podem fazer em cada um dos sítios, mostrando quais foram as nossas (ótimas!) opções.

 

São Paulo ( Aka Sampa)

Os sitios por onde passámos, o que vimos e o que comemos é o principal foco do post.

Claro que nesta altura ainda nem pensava ter um blogue e infelizmente a maioria das fotos que tirei nesta viagem perderam-se quando deixei o telemóvel cair ao chão e parti o seu écran. De qualquer forma, e se não me falhar a memória, vou-vos falar das principais coisas a fazer numa cidade imensa como São Paulo.

Avenida Paulista

Não dá como não nos lembrarmos desta grande e linda avenida das telenovelas da Globo. Este é obviamente uma das passagens obrigatórias seja pela característica desta grande Avenida como pela vasta oferta cultural e de entretenimento que oferece. Fartamo-nos de passear  e a cada esquina parece que encontramos coisas novas. Entre vários edificios bem grandes, existe o MASP, um dos edifícios mais emblemáticos de São Paulo.

SPOT  – Para comemorar a minha chegada e a nossa viagem juntas fomos até a um restaurante cheio de gente gira, mesmo na Avenida Paulista. Este restaurante tem fila de espera e requer sempre marcação mas que é marcado por simpatia, um ambiente super descontraído e muitos atores de telenovela! Confesso que primeiramente fiquei intrigada pois “achava que conhecia aquela cara de algum lado”. Rapidamente percebi de onde.O cardápio é vasto e absolutamente delicioso que regado com o espumante de frutos vermelhos não podia ter sido melhor escolha! Depois de (muito!) comermos ainda pedimos uma sobremesa de morangos e suspiros. O que pode correr mal nesta sobremesa? NADA! A não ser que já estávamos tao cheias que não a conseguimos comer… (Confesso que ainda pensei em trazer para casa mas no meio daquela chiqueza toda nem devia haver forma de pedir). Foi também neste restaurante que tive o prazer de reencontar outra amiga minha que também se tinha mudado para São Paulo e que eu não via há uns anos. Sitio Top, comida óptima!

Edificio Italia, na Avenida Ipiranga

É o 2º maior edifício de Sampa e um dos maiores do Brasil. A vista que se tem ao subir este prédio faz a delícia de todos os telemóveis com panoramas (e não só!). Aqui fica-se com uma noção do que é São Paulo e de todas as suas cores e divergências a nivel de empreendimentos.

O Terraço Itália é o restaurante que fica no topo deste edifício, com várias salas e vários ambientes. É bom para um almoço e aproveitar a vista, para um cocktail de fim de tarde para ver o por do Sol ou para um jantar mais glamoroso, à luz das velas.

 Rua 25 de Março

Esta rua é qualquer coisa para os fanáticos de feirinhas como eu. Imaginem uma rua imensa só de bancas com coisas para comprar. Aqui encontram TUDO. Tudo mesmo… As coisas mais insólitas estão aqui à venda! Pois para além das bancadas, esta rua tem ao seu longo várias lojas que vendem… ora bem… TUDO! É do género de chineses mas em versão brasileira. A rua está sempre cheia de gente, pelo que aconselho o máximo cuidado com os vossos pertences e olhos bem abertos.

 Vila Madalena

Este é um ótimo sitio para ir a um bar ou a uma discoteca à noite ou mesmo para passear no final do dia. Está sempre cheio de estudantes (qual bairro Alto!) dado principalmente à proximidade com a Universidade de São Paulo. Mas tem tanta vida esta Vila que até tem um site próprio e podemos fazer o nosso programa à medida todos os dias!

As opções para comer e para beber são várias e ficam ao gosto de cada um!  Nesta rua existe o famoso beco do Batman, que nao é nada mais nada menos que um beco com ruas carregadas de grafittis de um lado e de outro. Os desenhos são fantasticos e merece mesmo uma foto por lá!

Mercadão (Mercado Municipal de São Paulo)

O maior ícon gastronomico de São Paulo ( se não do Brasil) e fica mesmo no centro de Sampa. Vende-se todo o tipo de comida desde carnes exóticas, peixe fresco, farinhas do mundo às frutas e tubérculos mais saborosos e diferentes ( sabem o que é batata yacon?! )! É sem dúvida um ponto de paragem para quem é food lover. Podem provar o famoso “pãozim” de queijo e tem mesmo até bancas de bacalhau!!

Já a sua arquitectura fala por si e os corredores com todos aqueles cheiros e cores transportam os nossos sentidos e relaxam a nossa mente. Depois de me lambuzar com a fruta, cada banca que passava eu queria comprar mais uma coisa para experimentar ou trazer para casa.

A Liberdade

Este bairro é a verdadeira chinatown (ou japatown) do Brasil. A maior colónia de Japoneses está precisamente no Brasil e mais concentrados em São Paulo. Neste bairro podemos entrar em contacto com a cultura oriental sem sair do Brasil.É impressionante como assim que chegamos a este bairro parece que fomos absorvidos por outro Mundo.

Aqui encontramos lojas com variaíssimas coisas dignas só da imaginação mas não brasileiras e sim características do Japão. O mais engraçado é entrar dentro de uma loja de comida para ver as coisas incríveis que lá se vendem, desafiando-vos a comprarem algo para experimentar em casa, isto se conseguirem ler as legendas.

Para os fanáticos de anime, tem também lojas destes bonecos e disfarces, capazes de fazer uma pessoa seperder naquele mundinho manga.

Os restaurantes aqui são variados e há tanto de comida japonesa como brasileira ou como de fusão das duas. Nós acabamos por escolher um restaurante de sushi bem típico onde comemos super bem e as caipirinhas de saké e lichia eram qualquer coisa… 🙂

Neste bairro existe também o museu Japonês onde se conhece um pouco da historia e onde está o jardim oriental ( nem sempre está aberto mas se virem barraquinhas de comida à porta, é porque há algum evento lá dentro e podem ir espreitar este jardim).

Rua Oscar Freire

Esta rua fica na zona oeste da cidade e (espantem-se) é a mais cheirosa de São Paulo. Julgo ter a ver com o facto de ser um dos metros quadrados mais caros da América Latina e uma das ruas com as lojas mais caras ( logo a seguir à 5th Avenue, NY). O cheiro que emana das lojas mistura-se todo no ar e assim que entramos na rua começamos logo a ver a diferença da limpeza e daquele cheiro que nos apetece comer. As lojas aqui também são diferentes pois tendem a ser espaços conceito, modernas e com algo que as distinga das outras lojas da mesma marca pelo resto do Brasil. Nesta e nas ruas adjacentes temos imensa oferta em termos de restauração e bares e os mais luxuosos restaurantes.

Nós fomos mesmo foi às compras. Claro que andar por ali sem comprar havaianas é como ir a Roma e não ver o papa! Qualquer havaiana do brasil é sempre melhor! Sim, vi as lojas de luxo… Mas fiquei-me pela entrada. Tinha medo de ainda partir alguma coisa ou deixar lá a marca dos meus sapatos naquele chão cintilante. Mas fui à porta cheirar… Ai fui!

Para além destas lojas o que mais gostei foram os grafiitis que existem em vários sitios do artista Kobra. Alías se estiverem atentos existem obras dele espalhadas por todo o Sampa. É absolutamente genial!

Skye Bar

Localizado no Hotel Unique, este bar é bastante conhecido pelas vistas mais singulares de São Paulo e pela ementa super classy que tem. Também é bastante conhecido do Instagram com a clássica foto nas suas janelas redondas com a vista de São Paulo de fundo.

Posso dizer que esta foi a única fila no Brasil em que eu decidi esperar. Sim porque havia uma fila gigante e estivemos mais de 1h para subirmos até ao Skye ( vai-se de elevador até lá acima, numa entrada independente do Hotel onde está situado).

Mas a espera compensa, claramente. O local tem uma vista panorâmica que é considerada a mais bonita de São Paulo, não fosse estar virada para o Parque Ibirapuera com toda a sua envolvência. O espaço feito de deque de madeira e puffs ajuda a criar ambiente super descontraido mas moderno e sofisticado. A ementa é de chefe e os cocktails vão desde os mais simples aos mais exóticos com misturas improváveis. Nós ficamo-nos por alguns petiscos e variedades de sushi bem acompanhados com vários cocktails. Aqui existe também a famosa piscina vermelha, onde podemos dar mergulhos ( se o tempo permitir) e aproveitar as vistas bem relaxados.

E para terminar esta estadia em São Paulo nada como terminar em beleza num dos Clubs mais badalados da zona: Jockey Club de São Paulo. Esta festa era privada mas a minha amiga arranjou bilhetes. Um espaço super glamoroso e com duas (eu so me apercebi de duas) pistas enormes. A festa estava super animada e foi bom para me despedir do Brasil.

Antes de viajar, várias pessoas me diziam que São Paulo não era agradável de se visitar, mas eu confesso que adorei. É mais cidade claro, é quase obrigatorio ir ao Brasil para se conhecer as praias mas tem um ambiente super cosmopolita e a cidade é bastante animada com muito para ver, como descrevi!

Aqui apesar de não termos ficado em nenhum hotel ou hostel ( porque tinha uma casa toda catita da minha amiga), explorei que sitios poderiam haver como alternativa. Aqui fica a minha sugestão de sitios giros onde ficar em São Paulo, dado que esta cidade tem os melhores Hoteis/ Hostels do Brasil.

Dou preferência a Hostel dado que tem imensos na cidade e o ambiente é super descontraido, dando para fazer novas amizades e partilhar experiências, para quem vai à aventura como nós iamos. E engane-se quem ache que nos Hostels ficamos todos juntos num quarto… Existem opções para todos os gostos e existem quartos individuais e de casal, idênticos aos de um Hotel mas a um preço muito mais em conta. E sinceramente, a experiência é totalmente diferente, so mesmo experimentando… 🙂

As minhas dicas para Hostel:

Zen Hostel Brasil – como o nome indica toda a decoração é Zen e tem um excelente jardim e pátio mesmo no coração da cidade.

Viva Hostel Design – Na vila Madalena, o hotel fica numa das mais charmosas ladeiras da região e está muito proximo do metro. As camas tem uma disposição muito engraçada, original e bastante privada, mesmo nos quartos partilhados.

Brazilodge All Suites HostelMuito bem localizada na Vila Madalena, muito perto do metro, tem suites privadas e compartilhadas. O ambiente é super descontraido e até tem uma suite de familia!

São Paulo Lodge Business Hostel É um business hostel e considerado por muitos como o melhor de São Paulo. Destacam-se as suites de alto padrão que fazem inveja a muitos hoteis, com uma excelente localização.

As minhas dicas para Hotel:

Hotel Emiliano – 5* – Pelo luxo que o definem, não fosse ele estar na tão vanguardista Rua Oscar Freire. Proximo de excelentes restaurantes.

Etoile Hotels Itaim – 5* – Este Hotel caracteriza-se por disponibilizar suites com cozinha totalmente equipada, uma sala de estar e uma casa de banho com uma banheira de hidromassagem. Para não falar da piscina aquecida que tem no topo com excelentes vistas. Para além disso está no melhor ponto do Itaim Bibi, que é um excelente bairro de São Paulo.

George V Residence Casa Branca – 5* – Está Situado na zona de Jardins que é uma excelente escolha para visitar museus, cozinha gourmet e gastronomia. Está também bastante perto da rua Oscar Freire.

Hotel Unique – 5* – Para além do Skye Bar que falei acima, que é um dos pontos a visitar, este Hotel tem uma arquitetura que merece uma visita e sendo um 5* certamente também proporcionará boas experiências de acomodação.

L’Hotel PortoBay São Paulo – 5* – Pela localização que fica no “meio” de tudo e mesmo pertinho da Av. Paulista.

Assim fica muito mais fácil viajar!

Gostaste das nossas dicas? Vais aproveitar para viajar? Partilha os teus momentos e sugestões com #easytoliveblog. Segue o nosso Instagram ou Facebook,partilha com amigos e não percas pitada das novidades que vão ser sempre muitas!

It’s easy to travel. Enjoy it! 🙂